Eu não poderia deixar de falar sobre o longa Tropa de Elite, um dos filmes mais polêmicos já produzidos aqui no Brasil.
O filme tem como tema central o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e suas atuações nas favelas do Rio de Janeiro. A trama tem início com a narração do Capitão Nascimento (Wagner Moura), que está a procura de um substituto para seu posto. É quando, através de uma operação realizada em uma favela, Nascimento conhece dois policiais: Neto e André Matias, homens honestos que se revoltam com a corrupção que existe no batalhão em que trabalham. A partir daí, a história se desenvolve com cenas de muita ação e violência.
Com uma linguagem forte e uma realidade cruel, o filme discute problemas centrais existentes no país: a corrupção e o tráfico de drogas.
Uma discussão válida, colocada à prova no filme, é a participação da classe média no tráfico. Com cenas de estudantes usando e distribuindo maconha na faculdade e o debate entre os alunos sobre violência policial, deixam claro que existe uma falsa moral entre os "mais favorecidos" economicamente, e que tratam de maneira hipócrita a responsabilidade que cabe a cada um na sociedade e o papel do jovem em tudo isso.
Existem aqueles que concordam com os métodos utilizados pelo Batalhão na captura de bandidos, porém há pessoas que criticam a abordagem do filme e diz que incita à violência contra os direitos humanos.
É difícil escolher o lado certo. Não sei ao menos se há.
Quem nunca foi assaltado ou mesmo se sente jogado à própria sorte nessa guerra onde o cidadão comum é o que mais sai perdendo? Quem nunca questionou se o sistema de segurança do país é
o suficiente para manter a paz e o bem comum entre todos?
É preciso parar e refletir para poder enchergar além dos nossos próprios umbigos.
Não é com violência que se combate à violência, porém não é sentado em casa reclamando do governo e apontando com o dedo sujo que conseguiremos mudar os problemas do país.
E você, concorda ou discorda do filme? Deixe aqui sua opinião para que possamos discutir sobre este assunto.

Com: Wagner Moura (Capitão Nascimento)
Caio Junqueira (Neto)
André Ramiro (André Matias)
Milhem Cortaz (Capitão Fábio)
Fernanda de Freitas (Roberta)
Fernanda Machado (Maria)
Thelmo Fernandes (Sargento Alves)
Maria Ribeiro (Rosane)


Ficha Técnica:
Título Original: Tropa de Elite
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Site Oficial: http://www.tropadeeliteofilme.com.br/
Direção: José Padilha
Roteiro: Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e José Padilha
Produção: José Padilha e Marcos Prado
Música: Pedro Bromfman

Até a próxima!
Roseli Nascimento

4 comentários:

Anônimo disse...

Taí.
Boa jornalista você, hein, Roseli?! Ó, sinceramente, só este post já tem que valer metade da nota, por que, pelo menos pra mim, você conseguiu extrair exatamente o que você me fala que teus professores querem de qualquer notícia/crítica/receita de bolo.
Parabéns mesmo!

Anônimo disse...

Então, tá. Deixando o lado tieteiro de lado...
E não é revoltante o lado hipócrita, não apenas da classe média, mas de todo mundo? Adorei a parte do "não é sentado em casa reclamando do governo e apontando com o dedo sujo que conseguiremos mudar", pois é exatamente isso que acontece com todos!
Não é engraçado a falta de segurança que sentimos nas ruas, a nossa falta de educação uns com os outros, a forma como olhamos atravessado para alguém que jugamos suspeito? É interessante. E a culpa é de quem? Toda do governo? Não se esqueçam de que a cada 2 anos existe eleição.
Se fosse pra continuar a conversa eu iria exceder o limite de caracteres, mas fica, novamente, um elogio pro seu post que, talvez, faça com que pensemos um pouco antes de tomar (ou não) certas atitudes.

Anônimo disse...

Filme eletrizante. Bom demais.....e ainda por cima É BRASILEIRO... uhuuuuu \0/...... "Vivemos para ver um filme brasileiro virar febre nacional".......- Pede pra sair! - rsrsrsrs

Um filme com uma proposta muito interessante que apesar de ser um "pouco" violento (Praxi nos filmes brasileiros), retrata a fiel realidade de um país corrupto e sem consciência.

Ótima dica, hein Pessoal.....assistam! =D

PS: Um SALVE para o Wagner Moura que transbordou talento no papel do capitão Nascimento. \0/....Sensasional.

Ótima dica, hein pessoal.....assistam!

Anônimo disse...

hehehehe....dupliquei uma frase e errei em uma palavra.... eh SensaCional.....

Nosssaaaa....que feio, hein!!!

PS: Por favor meu Deus q a Alessio naum veja isso....kkkkkkkkkkk